Saiba o que é preciso para ter uma fachada moderna e elegante

fachada para casa

As fachadas residencias são elementos que vêm ganhando destaque e espaço na arquitetura moderna, pois servem como cartão de visita, ou seja, apresentam a casa e passam as primeiras impressões. Isso ocorre não apenas na imagem da construção, mas também de seu proprietários.

Isso porque a fachada se trata da identidade visual e, por isso, é preciso investir tempo e recursos em sua construção.

Servindo de elo entre o exterior e interior, as fachadas apresentam características da decoração interna. Assim, são sofisticadas, elegantes e belas.

Além de serem mais delicadas, contemporâneas ou rústicas, de acordo com o interesse do cliente, adjetivos também presentes no interior da construção.

Dessa forma, para cativar ainda mais os visitantes e os moradores, as fachadas tornam-se cada vez mais atrativas aos olhares.

Espaço que permite criar e inovar, as fachadas precisam de inspirações para serem construídas, bem como de alguns materiais que são essenciais aos projetos.

Para contribuir com uma fachada perfeita, algumas dicas não podem deixar de ser mencionadas e utilizadas, para saber quais são e seus benefícios, continue a leitura.

Pintura

A pintura é um dos principais tipos de revestimento presentes nas construções.

Utilizada em diferentes locais, nas fachadas elas podem ser um dos métodos adotados para compor a estética e apresentação da estrutura. Além disso, contribuem para uma maior resistência do local.

As fachadas também contemplam o uso de muros e portões. Nos muros, o revestimento com tintas são bens comuns, isso porque é uma alternativa bem versátil e acessível.

Contribuindo com a formação estética, as pinturas de muros externos podem possuir texturas, desenhos ou influências de movimentos artísticos, como o grafite ou arte abstrata.

A variedade de opções permite criar designs modernos, únicos e inovadores. Assim, desde uma escolha simples ou mais complexa, a pintura consegue contribuir e agregar valor às fachadas.

Como as tintas são utilizadas também no espaço interno da casa, é preciso ter atenção à pintura fachada que demanda o uso de uma tinta especifica, ou seja, aquelas que são destinadas a ambientes externos.

Isso porque esses modelos possuem características diferentes, sendo mais resistentes a intempéries e ao desgaste que eles podem causar nas estruturas.

Servindo também como proteção para a construção e suas estruturas, as pinturas externas de casas modernas são realizadas por profissionais qualificados na área, contribuindo com acabamentos melhores, mais sofisticados, com maior durabilidade e qualidade de serviço.

Alumínio

Outro revestimento muito utilizado para as fachadas é o alumínio, que apresentam vantagens como:

  • Leveza;
  • Economia;
  • Facilidade de transportar e instalar;
  • Propriedades térmicas;
  • Praticidade de manutenção.

Além disso, o alumínio é resistente as alterações de temperatura e as ações da natureza como sol, chuva e vento, sendo mais difícil a sua deterioração ou desgaste.

Outra vantagem é a sustentabilidade que a fachada de alumínio apresenta, pois é um material 100% reciclável.

Devido as suas características, esse modelo de fachada têm sido cada vez mais requisitado e utilizado pelos profissionais responsáveis pela elaboração dos projetos de fachadas.

ACM

As chapas de ACM eram mais comuns em fachadas comerciais, entretanto, com o passar do tempo elas passaram a fazer parte também das fachadas residenciais.

Isso porque são placas que permitem personalizações diferenciadas. A chapa ACM 3mm preço SP está disponível no mercado em diferentes cores, tamanhos e dimensões.

Com isso é possível desenvolver designers modernos, elegantes e únicos, tornando a fachada ainda mais atrativa e diferenciada.

Acessórios

Além dos materiais básicos para revestimento, há alguns acessórios essenciais que compõem as fachadas para além da estética, sendo as portas, muros e portões.

Esses itens precisam ser harmônicos, conversando com o restante do projeto.

As portas são utilizadas em diversos projetos, por isso há muitos modelos disponíveis para compra, tanto no que se refere ao material utilizado quanto ao modelo de abertura.

Assim, ao escolher a porta da fachada é necessário considerar a segurança, resistência, durabilidade e aspecto estético.

Por serem modelos que atendem essas características, a porta de enrolar é muito utilizada, principalmente para as garagens.

São modelos que podem ser automáticos ou manuais e podem ser personalizadas as medidas. Assim, independentemente da dimensão, o modelo de enrolar consegue ser adaptado e inserido, proporcionando mais segurança e praticidade aos moradores.

Ao elaborar o projeto da fachada é necessário considerar todos os seus detalhes, pois são essenciais para tornar a fachada um diferencial positivo da construção, agregando valor e compondo uma linha decorativa entre o interno e externo, transpassando elegância, equilíbrio, conforto e beleza para a construção em sua totalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *