Tudo o que você precisa saber para evitar atrasos na obra

Entregar a obra dentro dos prazos estipulados pelos clientes é um dos maiores desafios enfrentados por profissionais da construção civil. Isso porque, cada dia ou mês de atraso na obra significa custos extras com mão de obra, aluguel de equipamentos, e claro, promove o descontentamento do seu cliente. 

O fato é que atrasos na obra podem ser resultados de diversos fatores, e cabe a você, profissional, identificar a origem do problema, para então diminuir os seus riscos. No artigo de hoje você vai conhecer alguns dos principais problemas que causam atrasos na obra e como resolvê-los.

Boa leitura! Leia também Ciclo PDCA e saiba como melhorar os processos do seu escritório.

Principais fatores para atrasos em obra

Retrabalhos, entrega de materiais fora do prazo e baixa produtividade dos colaboradores de obra são os fatores que mais influenciam os atrasos nas obras. E o que todos esses fatores possuem em comum? Todos eles estão relacionados justamente a gestão das obras. 

A seguir você confere quais os problemas mais comuns: 

Falhas na Comunicação

Esse é um dos principais problemas que assolam canteiros de obras por aí. Na maioria dos casos, as informações saem do escritório, passam pelo mestre de obras e só então chegam aos operários no canteiro de obras.

Durante todo esse percurso, as chances ocorrer falhas ou alterações nas informações são enormes! Ainda mais pela quantidade enorme de informações compartilhadas por meio de diferentes plataformas. No fim, o resultado será uma receita para o desastre.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você utilize um software de gestão especializado, no qual é possível fazer o registro e compartilhamento das informações da obra em tempo real. Padronizar os canais de comunicação também é uma forma de evitar ruídos de comunicação entre os colaboradores. 

Clima

Outro problema muito comum enfrentado pelos gestores de obra é o mau tempo, como chuvas e fortes ventanias. Essas condições climáticas criam um ambiente com pouca possibilidade de trabalho.

É claro que esse é um problema que não podemos controlar, mas é preciso se planejar! Por isso, fique de olho na previsão do tempo e planeje as atividades de acordo, assim você evita funcionários ociosos. 

Outra dica é sempre ter um plano B de ação, com atividades que possam ser realizadas independente do tempo ruim. Afinal, imprevistos acontecem!

Mudanças de Projeto

Quem nunca teve que lidar com uma alteração no projeto de forma improvisada? Algumas vezes o cliente não sabe exatamente o que quer e não tem uma ideia formada sobre o que espera para o resultado do projeto, e tudo bem. 

Cabe a você, profissional, indicar quais as implicações de implementar uma mudança já na etapa de execução, tanto na questão dos prazos e atrasos na obra, quanto na questão do orçamento disponível para o projeto.

Problemas Logísticos

Para garantir a entrega sem atrasos na obra, é preciso contar com bons fornecedores. Isto, é claro, considerando que sua equipe faça o pedido dos materiais com tempo o suficiente para a entrega, de forma a cumprir o cronograma de obras.

Lembre-se que os pedidos realizados de última hora provavelmente terão um custo mais elevado. Atente-se também ao fato de que alguns materiais são sensíveis e portanto, não devem ser estocados no canteiro de obras. Para te ajudar, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o armazenamento de materiais no canteiro de obras! 

Além disso, para evitar problemas logísticos, é fundamental manter um histórico de cadastramento de fornecedores, no qual você deve inserir todas as especificações feitas pelo departamento de compras. Isso ajuda na hora de definir com quais fornecedores trabalhar em projetos futuros! 

Conclusão

Se você chegou até aqui, então já percebeu que os problemas mais comuns em canteiros de obra estão diretamente relacionados a processos ineficientes de gestão de obras. 

Quando pensamos na execução de um projeto, seja ele grande ou pequeno, o número de variáveis a serem controladas é enorme. Para te ajudar, você pode contar com a ajuda de softwares de gestão de obra, como é o caso do VEJA OBRA. 

Acesse www.vejaobra.com.br e ganhe 30 dias grátis para testar todas as nossas ferramentas!

2 thoughts on “Tudo o que você precisa saber para evitar atrasos na obra

  1. Trabalho no setor de planejamento de obras e sei o quanto é dificil cumprir os prazos…. um dos principais fatores com certeza é a comunicação (ou a falta). Você planeja de uma forma e a obra executa de outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *