Como turbinar a produtividade no canteiro de obras

Ao contrário do que muitos imaginam, a produtividade no canteiro de obras não está relacionada ao aumento da produção, e sim ao quanto se consegue construir em um determinado período de tempo. 

Se você é um profissional da construção civil, certamente sabe que garantir a produtividade da sua equipe no canteiro de obras é fundamental para que seja possível realizar a entrega do projeto dentro dos prazos e limites financeiros estipulados pelo cliente. Mais do que isso, a ideia é que os gastos sejam minimizados. 

No entanto, para que isso seja possível é preciso contratar somente a quantidade necessária de mão de obra, reduzir o desperdício dos recursos e otimizar o uso de máquinas e insumos. Confira no post de hoje como é possível aumentar a produtividade no canteiro de obras! 

Planejamento De Obra: O primeiro passo para o Sucesso

O planejamento é uma das etapas mais importantes para o sucesso de qualquer obra. Afinal, é nesse momento que serão definidos os prazos e datas de entrega das etapas de obra.

Somente por meio de um planejamento assertivo de obra, é que será possível manter um ritmo de produtividade constante, de forma a alcançar os resultados esperados e previstos. 

Vale lembrar que, quando falamos da etapa de planejamento, estamos pensando não só nos prazos e orçamento do projeto, mas também na definição de todos os processos construtivos necessários, na montagem do layout do canteiro, na determinação de todos os equipamentos necessários, e claro, na contratação da mão de obra especializada. 

Quando bem feito, o planejamento de obra é capaz diminuir o tempo ocioso no canteiro de obra, diminuir os custos, e claro, assegurar a alta produtividade no canteiro de obras. 

Definindo o orçamento da obra

Tão importante quanto planejar a obra, é certificar-se de que tudo aquilo que foi planejado está dentro do orçamento estipulado. Para isso é preciso não só realizar a cotação de materiais e insumos necessários, mas também verificar a sua disponibilidade para que sejam entregues dentro de todas as datas e prazos estabelecidos. 

Afinal, essa é  a única forma de garantir que não faltem materiais e nem insumos para a realização do projeto, bem como mão de obra e ferramentas necessárias. Ao contrário do que muitos acreditam, a falta de materiais e insumos pode ser tão prejudicial para o orçamento da obra quanto os altos números de desperdício no canteiro de obras. Isso, é claro, acontece por conta da queda de produtividade no canteiro de obras. 

Para te ajudar a criar orçamentos cada vez mais precisos, você pode contar com a ajuda da Curva ABC. 

A escolha dos profissionais

Quando pensamos em produtividade no canteiro de obras, a escolha dos profissionais faz toda a diferença! Especialmente quando pensamos no mestre de obras. 

Isso por que o mestre de obras é um líder no canteiro de obras, responsável por direcionar e instruir os pedreiros e serventes na hora de realizarem as tarefas planejadas. Ou seja, são os responsáveis por ditar o andamento das atividades, e por consequência, a produtividade no canteiro de obras. 

Nesse sentido, manter esses profissionais atualizados acerca de todos os prazos e informações da obra é fundamental para garantir o cumprimento das atividades de forma assertiva. 

Tecnologia e a produtividade no canteiro de obras

Hoje em dia existem tecnologias capazes de auxiliarem os profissionais da construção civil tanto no planejamento da obra, quanto no controle e execução da mesma. 

É o caso de softwares de gestão de obra especializados, que por meio do uso da tecnologia em nuvem tornam capaz o compartilhamento de informações da obra em tempo real com todos os colaboradores da obra. 

O uso dessas plataformas permite também o acompanhamento dos custos e prazos do projeto, o que ajuda não só a evitar atrasos e desperdícios, mas também acaba por aumentar a produtividade no canteiro de obras. 

Ainda não faz o uso de nenhuma tecnologia no canteiro de obras? Conheça o VEJA OBRA e teste a nossa solução por 30 dias grátis!