A importância Do Relatório De Obras Para o Cliente

Que adotar métricas de projeto de arquitetura para a sua empresa é fundamental você já sabe. Afinal, avaliar os resultados financeiros e operacionais é o primeiro passo para melhorar a performance do seu negócio. 

Mas, paralelamente às análises feitas para avaliar o seu próprio negócio, é essencial que sejam feitos relatórios de obra para o cliente. Reformar e construir são decisões financeiras importantes, por isso com certeza é o seu cliente espera ser informado sobre as etapas de obra e o andamento do projeto como um todo. 

Essa troca de informações além de assegurar uma relação de transparência e confiança entre as partes, auxilia no processo de tomada de decisão. Neste artigo você irá aprender sobre a importância do relatório de obras para o cliente. 

O QUE NÃO PODE FALTAR NO SEU RELATÓRIO DE OBRAS

Sabemos que cada projeto possui suas particularidades, mas para te ajudar a preparar um relatório de obras com todas as informações que o seu cliente precisa,  separamos alguns indicadores de performance que permitem fazer o acompanhamento da evolução de qualquer obra em seus pontos principais. São eles: 

1 – PRODUTIVIDADE

Esse indicador é de extrema importância para que seja possível avaliar se a execução da obra está acontecendo conforme aquilo que foi planejado. Para te ajudar a medir o desempenho de cada um dos seus colaboradore, você pode utilizar a fórmula para mensurar a produtividade por hora de cada um deles: 

Produtividade = tarefas realizadas no dia/número de horas trabalhadas no dia. 

O resultado disso é a quantidade de atividades realizada por hora no dia de trabalho. 

2 – PRAZO

Ainda relacionado a produtividade no canteiro de obras, esse indicador é um dos principais do relatório de obra para o cliente, e indica possíveis atrasos na execução do cronograma. 

Desvío de prazo = término real – término planejado/ prazo planejado para obra x 100 

Sendo assim, se o resultado for positivo indica que a obra apresentou um atraso de x%. Caso negativo, demonstra um adiantamento da obra. 

Para te ajudar a corrigir imprevistos, você pode utilizar essa mesma fórmula para calcular atrasos nas etapas do projeto, assim é possível replanejar as atividades futuras de forma a diminuir o atraso da entrega final da obra. 

3 – DESPERDÍCIOS

Eles são os grandes vilões nas obras, e por isso é fundamental todas as etapas de obra antes de colocar a mão na massa. Alguns materiais como o cimento, revestimento e rejunte, possuem altos números de desperdício, por isso atenção! 

Para te ajudar neste controle, você pode usar a fórmula: 

Índice de desperdício = quantidade de materiais perdidos/ total de materiais x100

4 – CUSTO 

Essa variável não pode faltar no seu relatório de obra para o cliente!

O orçamento é uma das frentes mais sensíveis da execução de uma obra para o contratante, por isso, fazer o controle dessa etapa de forma assertiva é imprescindível. 

Você pode usar a fórmula de desvio de custo para entender qual o percentual de custo que ultrapassou o orçamento: 

Desvio de custo = custo real – custo orçado/ custo orçado x 100 

Assim, para que seja possível obter todas essas informações de maneira detalhada, é necessário manter um controle rigoroso do andamento da obra. Por sorte, hoje o setor da construção civil já conta com ferramentas tecnológicas capazes de ajudar no planejamento e controle da execução da obra de forma simplificada. 

Se você deseja ter uma relação de total confiança e transparência com o cliente, o uso de softwares de gestão como o VEJA OBRA é a melhor opção.

A nossa solução em nuvem permite criar diferentes opções de orçamento e ainda realizar o comparativo entre os valores orçados e os custos do projeto mês a mês. Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil para o seu cliente planejar o fluxo de desembolso de maneira assertiva. 

Além disso, você ainda conta com uma ferramenta de cronograma completa, diário de obras e muito mais! Assim você entrega todos os seus projetos dentro do prazo e dos limites estipulados. 

Ainda não conhece o VEJA OBRA? Então acesse o www.vejaobra.com.br e cadastre-se! É fácil, simples e grátis! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *