Construção de estruturas metálicas: benefícios e usabilidade

As construções de aço e estruturas para acabamento de ferro, como porta ferro, oferecem numerosas vantagens em relação às estruturas convencionais. Esse tipo de construção é leve, rápida para erguer e fácil de modificar, reparar e desmontar.

Para entender o quanto a construção de um galpão de metal, por exemplo, é mais veloz do que a construção de concreto convencional, é preciso entender como as construções de concreto são viabilizadas.

Para se ter uma ideia, para construir um edifício de concreto, primeiro é feito um serviço de terraplanagem no terreno. Depois, um molde para o concreto — chamado de fôrma — é colocado em uma gaiola de reforço em que deve ser despejado o concreto.

Após esse processo deve-se esperar 28 dias para o concreto ganhar força e, então, o concreto é curado com água por mais duas semanas. Tal procedimento é repetido em cada andar.

Em contraste, os edifícios metálicos são muito mais rápidos de construir. Se a estrutura tiver conexões aparafusadas, membros individuais podem ser trazidos para o local, colocados no local e aparafusados ​​em pouco tempo.

Os edifícios de metal também são muito leves, fortes e flexíveis. Isso significa que eles são excelentes em resistir às forças da natureza, além de ter uma decoração rustica.

O que é estrutura de aço?

A estrutura de aço é uma estrutura de metal que é feita de componentes de aço estrutural conectados uns aos outros para transportar cargas e fornecer rigidez total.

Devido ao alto grau de resistência do aço, essa estrutura é confiável e requer menos matéria-prima do que outros tipos de estrutura, como estrutura de concreto e estrutura de madeira.

Na construção moderna, as estruturas de aço são usadas para quase todo tipo de edificações, incluindo:

  • Edifícios industriais pesados;
  • Edifícios de vários andares;
  • Sistemas de suporte de equipamentos;
  • Infraestruturas;
  • Pontes;
  • Torres;
  • Grade de ferro para porta;
  • Terminais de aeroportos etc.

Já as construções metálicas pré-projetadas são uma forma de construção muito rápida e econômica.

Elas são ideais para edifícios industriais e armazéns, construídas com vigas de chapa customizadas fabricadas e pintadas na fábrica, que são enviadas para o local e erguidas por guindaste; estas construções são revestidas com uma camada leve de metal com isolamento.

Por que uma estrutura de aço é a melhor escolha?

1. Redução de Custos -A estrutura de aço tem menor custo para fabricar e montar; requer menos manutenção do que outros métodos tradicionais de construção.

2. Criatividade – O aço permite longos vãos livres de coluna e você pode ter muita luz natural se quiser em qualquer forma de estrutura.

3. Controle e gerenciamento – Estruturas de aço são produzidas na fábrica e rapidamente montadas no canteiro de obras por pessoal qualificado que faz um processo seguro de construção.

4. Durabilidade – Uma estrutura de aço não enferruja e pode suportar forças extremas ou condições climáticas adversas, tais como ventos fortes, terremotos, furacões e neve pesada.

Preparando o terreno para fazer uma construção metálica

A preparação para um canteiro de obras de aço começa com a remoção de árvores e cepos, vegetação e quaisquer pedras grandes. As escavadeiras, em seguida, removem o solo superficial, economizando para o envase posterior, quando necessário.

As motoniveladoras devem se livrar de solos menos argilosos ou semelhantes a sedimentos durante a montagem do canteiro de obras.

Ou seja, antes de iniciar qualquer tipo de construção, uma terraplanagem garante que o terreno esteja preparado para receber a fundação.

Geralmente, as quatro rodas da escavadeira hidraulica são acionadas por um sistema de tração e possui um sistema de direção hidráulico e articulado. A lâmina desse equipamento pesado é montada para frente da junta de articulação e é acionada hidraulicamente.

Dependendo das condições do solo, o local pode exigir um tipo específico de preenchimento para criar uma base de fundação sólida que não mudará com o tempo.

Deste modo, quanto mais denso o solo, mais carga ele pode carregar. O teor de umidade também afeta a capacidade de uma escavadeira de compactar o solo adequadamente. Por isso, todos o sistema de drenagem deve ser arquitetado anteriormente por um engenheiro.

Para fazer o içamento das estruturas de aço, guindastes de todos os tipos e capacidades também são utilizados.

Todos esses equipamentos podem ser alugados pela empreiteira, assim como pode ser feito o aluguel de mini escavadeira para trabalhos mais detalhistas na obra.

Lembre-se que um trabalho de base bem planejado e executado é crucial para uma fundação bem-sucedida.

De fato, a integridade estrutural do prédio de aço repousa literalmente em um leito de fundação forte e firme. Além disso, um local de construção mal preparado pode se transformar em um pesadelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *