Diferentes aplicações de decoração e proteção para piso

A harmonia de uma decoração pode estar atrelada a diversos detalhes, que muitas vezes podem passar despercebidos. Mas, quando estes detalhes são visíveis, criam um ruído em todos os aspectos de uma casa ou apartamento.

Por isso, é preciso tomar cuidado com os produtos que são aplicados nos pisos. Além de refletirem toda a decoração residencial, ele também precisa ser aderente, evitando deslises e, com isso, causar acidentes.

Pisos precisam de cuidado

No mercado da construção civil, há diversos tipos de piso que podem ser aplicados no chão. Cada ambiente precisa ter o seu tipo de piso, para que se adeque da melhor forma possível ao espaço instalado.

Por ser muito comum em chão de fábrica, a aplicação de poliuretano em pisos em que é preciso certa resistência, tem sido usado em muitas áreas externas, em casas e comércios.

Isso ocorre porque este material é impermeabilizante, protegendo as estruturas de fundação de obras, assim como facilita no escoamento de águas pluviais.

Postos de abastecimento e pátios industriais costumam aplicar este tipo de produto, protegendo toda a área em que é aplicado. Para determinar espaços, é usado uma tinta especial, que é de fácil aderência, respeitando as características do poliuretano.

Em centros comerciais e empreendimentos residenciais, cada piso pode ter uma característica, dependendo dos tipos de instalação em que será aplicado.

Muito comum em casas de campo, o assoalho é um piso que mantém as características rústicas locais, mas é preciso tomar certos cuidados com ele.

Como uma das principais características deste tipo de piso é a divisão de peças de madeiras, é preciso usar produtos para fixar de forma devida junto ao contrapiso.

Assim, se houver movimentação de móveis, como cadeiras de rodinhas, como em um escritório, é preciso usar produtos que ajudem na aderência, para que não se soltem.

Um dos produtos mais indicados para este tipo de piso, encontrado no mercado da construção civil, é a resina bona, pois sua resistência é longeva.

Os únicos cuidados com este tipo de produto é no início da aplicação, pois ele apresenta um tempo mais elevado para fixação.

É possível encontrar este item em três opções: brilhante, fosco e semi-fosco. Sua aplicação deve ser feita após o lixamento e preparação da madeira. Com isso, a proteção será por um longo período, independente da quantidade do trânsito de pessoas sobre o piso.

Em determinados tipos de construção, o uso de um piso laminado é mais indicado, para combinar com o ambiente em que é aplicado no chão.

Salas e quartos são os cômodos mais propensos a receber este modelo, pois oferece um conforto térmico e acústico para o ambiente. Seu uso só não é indicado para cozinhas e áreas de serviço, pois a umidade pode prejudicar, devido a suas características de laminação e corte de madeira.

Para os ambientes externos, locais em que o contato com a água é mais comum, como cozinhas e áreas de serviço, o mais indicado é aplicar um piso antiderrapante, evitando acidentes causados por escorregões.

O mercado oferece diversos tipos de piso com este tipo de característica, podendo ser aplicado em garagens, quintais e áreas de lazer.

Como cada um possui suas características, é preciso tomar alguns cuidados gerais, mas que ampliam a vida útil dos pisos:

  • A limpeza deve ser realizada com produtos específicos;
  • Produtos abrasivos podem prejudicar o brilho da madeira;
  • Os móveis precisam ter uma proteção sob os pés;
  • Verniz e outros produtos precisam de manutenção.

O ideal é que seja feito um projeto para cada tipo de ambiente, facilitando a escolha de qual será aplicado em cada um.

Os produtos que serão usados como acabamento também devem oferecer características como: maior tempo de proteção e facilitar a limpeza. Por isso, é preciso estar atento aos mais diferentes produtos disponíveis no mercado.

Iluminação reflete no piso

Como toda etapa de construção, a escolha dos pisos também podem refletir no tipo de iluminação que será aplicada em cada ambiente.

Espotes de luz na parede, luminárias disponibilizadas no teto e gesso sanca aberta com luzes de led podem fazer toda a diferença nas características de iluminação de cada ambiente.

Isso pode fazer a diferença com pisos mais escuros, como os de madeira, e os mais claros, como os porcelanatos. Por isso, a escolha de cada um deverá respeitar as características de cada aplicação, para que toda a decoração seja harmoniosa e coerente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *