Itens para decorar e otimizar um quarto

Um quarto deve ser um refúgio pessoal, um santuário que expresse suas cores, sentimentos e coleções favoritas. Aprenda neste artigo algumas regras principais para usar ao decorar seu quarto para torná-lo mais agradável e dinâmico.

1. Escolha cores sutis

Em vez de cores primárias, escolha tons suaves e uma paleta de tons monocromáticos repousantes. Lembre-se da teoria das cores: tons suaves de azul, lavanda ou verde são considerados calmos e serenos.

Já cores ricas em tons de joias ajudam a definir o clima de aconchego e conforto. Estes podem incluir marrons tostados, romã profunda ou topázio.

Use versões atenuadas de suas cores favoritas no quarto. Isso pode significar escolher uma textura para parede malva ao invés de berinjela, ou abóbora em vez de tangerina.

2. Não negligencie o teto

O teto é a quinta parede de um cômodo. Quando você se deita na cama, vê uma superfície branca e sem graça? Adicione um padrão sutil ou uma cor suave.

Pinte o teto com uma versão ligeiramente mais clara da cor da parede. Isso ajudará a reduzir visualmente o teto e dar ao espaço uma sensação de conforto e intimidade.

Outras soluções seriam estêncil ou papel de parede no teto, adicionar elementos arquitetônicos na forma de vigas ou molduras ou usar um tratamento de pintura decorativa.

Para o luxo supremo, os tetos de quartos de folhas prateadas, uma cama de dossel ou de tendas que pendem do teto podem envolvê-lo com sensualidade e aconchego ao adicionar textura, design e cor ao teto.

Adicione também um medalhão moldado e lustre de cristal ou tons delicados, trazendo cor, padrão e textura para a quinta parede acima de você.

3. Mantenha o quarto simples

Um quarto deve parecer acolhedor e simples, sofisticado e elegante, independentemente do estilo de decoração escolhido.

Para facilitar o movimento, deixe um mínimo de três pés entre a cama e as paredes laterais ou grandes móveis e pelo menos dois pés entre a cama e os móveis baixos, como mesas e cômodas.

Se você tiver que andar ao redor da cama para ir do armário até o banheiro, pense em como você pode mover a cama.

Mobílie seu quarto com apenas o que você precisa e opte por moveis planejados. Uma cama, uma mesa de cabeceira ou duas, uma cômoda e cadeira são as necessidades básicas. Qualquer outra coisa é desordem. Se você tiver espaço, coloque uma cômoda também.

Os acessórios devem ser mantidos no mínimo. Escolha uma bela obra de arte, organize algumas fotos de família, adicione flores e velas. Isso porque esses são itens decorativos que proporcionam aconchego e refletem a personalidade do morador.

4. Escolha o tamanho certo de móveis

Quando você estiver pronto para comprar mobília do quarto, comece com uma planta baixa e um desenho medido do espaço. Não escolha uma cama grande e pesada para um quarto pequeno. Se o teto for alto, uma cabeceira alta ajudará a reduzi-lo visivelmente de tamanho.

Se o seu quarto for grande, escolha móveis que também sejam adequados. Adicione uma cadeira ou coloque uma peça de mobília no final da cama. Móveis e acessórios que são muito pequenos parecerão perdidos em uma sala grande.

5. Tenha muito espaço de armazenamento

Para adicionar a sensação serena de um quarto, guarde as coisas fora da vista. O quarto parecerá mais calmo e espaçoso.

Escolha uma mesa de cabeceira espaçosa com gavetas ou portas atrás da qual você possa esconder livros, loção e óculos de leitura ao alcance, mas fora da vista.

Para mais armazenamento, escolha uma mesa contornada ou uma pequena cômoda com gavetas.

Outras dicas são:

  • Use um baú;
  • Para livros e acessórios use uma cabeceira;
  • Um sistema de organização personalizado pode aproveitar ao máximo o espaço do closet;
  • Coloque caixas debaixo da cama;
  • Inclua um recanto privado usando uma divisória drywall;
  • Dê a si mesmo um lugar tranquilo para sentar e ler;
  • Crie uma área de leitura ou descanso;
  • Use uma persiana sob medida.

O uso do baú ou de um banco de armazenamento ao pé da cama é interessante para guardar lençóis, cobertores e travesseiros extras.

Já para os livros e acessórios que geralmente são facilmente acessíveis, use uma cabeceira com prateleiras embutidas ou painéis deslizantes para otimizar o espaço.

Com relação a criação de uma área de leitura ou descanso é interessante deixá-lo mais intimista com uma cadeira confortável e escabelo no final da sua cama ou em um canto.

Por fim, se você tiver espaço, construa uma janela grande com persiana sob medida de forma a apreciar a vista e a luz natural.

6. Abuse dos tecidos

Sabe aquela cortina de trilho para sala? Use no quarto e jogue com estampas que combinem com a decoração.

Além disso, equipe seu quarto com tecidos bonitos e luxuosos. Não há nada que acrescente conforto a um quarto como lençóis lindos. Não compre lençóis com menos de 100% de algodão ou invista em linho com alta contagem de fios (de 350 para cima).

Adicione outros tecidos no quarto com um suave toque de mohair ou cashmere no braço de uma cadeira de leitura, cubra as paredes com seda ou revestimentos de parede texturizados, tapeçarias de seda ou um dossel de cama de seda. Nesse contexto é possível ainda adicionar coberturas de piso felpudas.

No banheiro da suíte use papel de parede vinilico para banheiro e combine os tons com o restante da decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *