Desperdicio no canteiro de obra: saiba como evitar

Se você é um profissional da construção civil, então certamente já escutou algumas frases como “mais vale sobrar do que faltar” ou até “melhor comprar a mais para não faltar”. Infelizmente, toda a cadeia de processos dentro de um canteiro está acostumada com esse pensamento: operários acreditam que os recursos são ilimitados e gestores não controlam a eficiência do uso de materiais. 

O resultado disso? Um setor que sofre com taxas de desperdício enormes, que acabam por comprometer também a produtividade do setor como um todo. Isso sem falar nos altos custos extras associados ao desperdício no canteiro de obras. 

Por esse e por outros motivos é que reduzir o desperdício no canteiro de obras deve ser uma prioridade na sua empresa. No artigo de hoje você confere as nossas melhores dicas!

DESPERDÍCIO NO CANTEIRO DE OBRAS

Os números falam por si só: segundo dados fornecidos por uma pesquisa da USP, o desperdício médio no canteiro de obras é de 8%. Mas para alguns materiais esses números podem ser ainda mais expressivos, como é o caso dos revestimentos e do concreto, que podem chegar até 288%. 

Um dos grandes problemas do setor é que já existe uma cultura de desperdício no canteiro de obras que está enraizada nos profissionais da área. Justamente por isso, na hora de orçar e quantificar os seus materiais, é importante conhecer a sua mão de obra. Isso ajuda a fazer estimativas mais precisas, reduzindo assim os custos do empreendimento. 

O DESPERDÍCIO E A SUSTENTABILIDADE

É verdade que o desperdício no canteiro de obras tem impacto direto no seu orçamento de obras, mas e quanto ao meio ambiente? 

Por muito tempo o impacto que uma construção produz no meio ambiente foi negligenciado, ou até considerado intrínseco ao desenvolvimento urbano. Em realidade, cada um dos materiais utilizados na sua obra produz uma “pegada ambiental” no seu processo de produção e descarte. 

Justamente por isso, é de suma importância atentar-se a gestão dos resíduos da sua obra e também a escolha dos materiais que serão utilizados, optando sempre por materiais que sejam menos nocivos ao meio ambiente. 

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO NO CANTEIRO DE OBRAS? 

Até aqui falamos do alto impacto do desperdício no canteiro de obras tanto no seu orçamento, quanto no meio ambiente. Mas como fazer para evitar estes desperdícios na sua construção? A seguir você confere as nossas dicas: 

1 – COMPRA EXATA

Bom, o fator principal para a redução dos desperdícios no canteiro de obras é a compra exata. Para isso, é necessário um orçamento de obras completo! 

Identifique todos os serviços que serão necessários para realizar a obra e também os materiais que serão utilizados. O ideal aqui é contar com a ajuda dos seus colaboradores para que o seu orçamento seja o mais realista possível. 

Essa etapa envolve muitas variáveis, por isso contar com um software de gestão como o VEJA OBRA pode ser fundamental para garantir que você terá sucesso nessa etapa do projeto! 

2 – ARMAZENAGEM

Para garantir a qualidade dos materiais de obra em geral, é essencial que eles sejam armazenados corretamente. Alguns materiais são mais sensíveis do que outros, e precisam de maior cuidado, do contrário podem sofrer danos e perder qualidade. 

O ideal aqui é garantir uma logística eficiente, na qual os materiais necessários em cada etapa da obra sejam comprados de forma estratégica. Assim você evita um canteiro de obras bagunçado! 

3 – ATENTE-SE AS ESPECIFICAÇÕES! 

Parece óbvio mas não é! Muitos profissionais acabam por ignorar as recomendações do fabricante na própria embalagem do produto. É importante adquirir o conhecimento necessário para melhor utilizar os materiais e garantir a vigência da garantia dos produtos. 

Isso implica na eficiência do processo e também na qualidade do resultado final entregue! 

4 – CUIDADO NA HORA DE MANUSEAR

Uma das maiores causas de desperdício no canteiro de obras é a falta de cuidado na hora de manusear o material. Essa dica é ainda mais importante no caso de materiais de acabamento, nos quais os danos se tornam aparentes pelo resto da vida útil da obra. 

Mantenha o seu canteiro de obras sempre limpo e organizado! 

Quer saber mais como a tecnologia pode revolucionar o canteiro de obras? Está interessado na melhor solução de software do mercado? Então acesse o www.vejaobra.com.br e cadastre-se para ganhar 30 dias grátis! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *