Licenciamento ambiental: saiba o que seu projeto necessita

As práticas e os procedimentos que acontecem todos os dias no setor da construção civil demandam uma série de cuidados relacionados com o licenciamento ambiental e, claro, com a garantia de segurança a partir de estudos realizados no local onde será feito cada projeto construtivo.

Por isso, é fundamental saber mais sobre os licenciamentos da área ambiental e entender como eles contribuem para práticas mais assertivas e protegidas no canteiro de obras.

Além disso, conhecer o terreno é uma forma de garantir que a edificação estará segura a nível estrutural e proporcionar seu uso correto e de acordo com todas as leis e normas vigentes no segmento.

Mas quais são os procedimentos que devem ser executados para que isso possa ser obtido de forma especializada e confiável?

No artigo que você confere em seguida, acompanhe algumas informações imperdíveis sobre o tema e fique por dentro de algumas das principais demandas quando estamos falando de processos construtivos em diversos tipos de região.

Levantamento planialtimétrico

O levantamento planialtimétrico topografia é um dos tipos de levantamento topográfico mais importantes no contexto construtivo com o objetivo de descrever, por meio de um relatório especializado, as características de um determinado terreno.

Isso deve ser feito de forma absolutamente precisa e registrado por meio de uma planta ou de uma carta.

Vale lembrar que sem esse estudo não é indicado realizar nenhum tipo de obra ou mesmo reforma, pois ele é o que garante o fornecimento de uma série de informações necessárias sobre o terreno para evitar problemas futuros, colocando em risco a qualidade estrutural e até mesmo a vida das pessoas.

Esse estudo funciona por meio de uma planta exata do terreno avaliado, que é feito por um especialista em topografia e demanda a utilização de dispositivos tecnológicos e precisos que possam conferir qualidade e praticidade.

Assim, é possível anotar na planta entregue para o cliente quais são as medidas planas, os seus ângulos e também acusar a diferenciação de níveis no terreno em questão, etapa que também é conhecida como inclinação.

Outras informações importantes que são reveladas pelo levantamento planialtimétrico são:

  • Posição real do norte;
  • Medidas de todos os perímetros;
  • Dimensões horizontais;
  • Nível de terreno.

É importante lembrar que, por se tratar de um estudo complexo e que demanda uma grande variedade de conhecimento práticos e teóricos que são especializados, apenas profissionais da engenharia civil devidamente habilitados e capacitados podem realizá-lo. Assim, a eficácia e a confiabilidade dos resultados serão garantidas.

Drenagem

Já os projetos relacionados com a drenagem têm relação direta com o desenvolvimento de redes de escoamento para as águas da chuva em um determinado terreno, impedindo alagamento e que a água concentrada no solo acabe prejudicando a estrutura com o passar do tempo.

Sendo assim, são instalados canais, valas, tubos, fossos e até mesmo túneis com o objetivo de drenar essa água corretamente e sem colocar a vida de ninguém em risco.

A finalidade principal de se realizar um projeto de drenagem é minimizar o excesso de água que pode se acumular na área e tornar o solo em questão mais aproveitável, garantindo segurança e eficiência no contexto construtivo e, principalmente, no uso posterior da edificação.

Isso porque um solo bem drenado é ideal para o desenvolvimento urbano, sendo também importante em segmento como o agropecuário. São diversos os aspectos levados em conta pelos profissionais da área, dentre eles podemos citar:

  • Guia de separação da calçada;
  • Canal da sarjeta;
  • Captação de água pelos bueiros;
  • Condução pelas galerias.

A importância do licenciamento

O licenciamento ambiental é uma forma de controlar a ação humana que impacta diretamente na preservação do meio ambiente, o que pode prejudicar a vida como um todo no planeta e gerar uma série de problemas até mesmo para o projeto em si.

Por isso, a obtenção desse documento e dessa autorização é fundamental para projetos construtivos diversos, sendo uma maneira de exercer o acompanhamento da atividade humana para que ela não interfira em condições ambientais.

Por meio do licenciamento, portanto, é possível conciliar o desenvolvimento econômico, que é tão importante nos dias de hoje e faz uso direto de uma série de recursos naturais, com a segurança sustentável, garantindo proteção ao meio ambientes nos aspectos físicos e também socioculturais.

Para garantir estudos confiáveis e auxílio na obtenção de documentos que regularizam a atividade construtiva em diferentes contexto, é importante recorrer a empresas de engenharia civil em SP capital com boa reputação no mercado e que possam oferecer profissionais de qualidade e devidamente habilitados para as práticas mencionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *