Móveis planejados e decoração do ambiente

móveis cozinha planejada

Uma casa pode ser considerada definitivamente pronta quando todos os cômodos estão prontos para ser entregue, assim como a cozinha está equipada, com os móveis nos lugares e com o fogão e a geladeira instalados.

A preparação dos alimentos é uma das maneiras de demonstrar carinho e afeição com a família e amigos, que passam a visitar a residência em diferentes momentos da vida.

Por isso, este ambiente é tão importante para a casa ou apartamento e deve ser planejado com atenção e todo o cuidado que ele merece.

Todos os elementos que fazem parte da composição de uma cozinha devem ter uma funcionalidade, um objetivo, para que esteja em seu devido lugar quando surge a necessidade de uso, de modo a otimizar a rotina no ambiente.

Prateleiras no lugar certo, armario planejado para cozinha pequena, o uso de itens é essencial e é preciso que o local seja organizado, unido o útil ao agradável, para que as refeições possam ser realizadas constantemente, sem qualquer tipo de problema de mobilidade para os moradores, ou dúvida de onde guardou os objetos.

Melhor aproveitamento de espaço

A disposição dos móveis em um ambiente residencial facilita a movimentação dos moradores, além de economizar tempo na hora de preparar uma refeição.

Por isso, o armario de cozinha planejado medidas deve ser adotado para que tudo esteja de acordo com as necessidades dos moradores, facilitando ao máximo o dia a dia de todos.

A funcionalidade dos móveis e dos equipamentos presentes na cozinha precisam ser identificados antes de qualquer escolha. O tamanho adequado de uma geladeira e um fogão também vai garantir que tudo seja feito de forma eficiente e prática.

A ajuda de profissionais capacitados é de grande importância, pois as medidas de armarios de cozinha planejados devem ser informadas de maneira correta, para que os encaixes sejam realizados de acordo com o espaço disponível.

A identificação de espaços para guardar louças e talheres, panelas e alimentos, pratos e copos, é necessária.

Com cada elemento no seu devido lugar, a organização na hora de guardar ou utilizar economiza tempo e promove um ambiente mais harmonioso e eficiente.

Outras vantagens que podem ser destacadas com uma cozinha planejada são:

  • Projeto exclusivo para cada cozinha;
  • Espaços adequados para a despensa;
  • Facilidade de acesso a ingredientes e equipamentos;
  • Aproveitamento de todo o espaço.

A área em que o projeto dos móveis planejados vai cobrir será pensado de maneira inteligente, da melhor forma possível. Assim, a vantagem em poder ter um armário dedicado para as compras de alimentos ajuda na hora da preparação das refeições, mantendo distância de produtos de limpeza, que também contam com espaços dedicados e seguros.

Decoração de ambiente e planejamento

A aplicação de objetos decorativos pode unir o útil ao agradável nesse local.

A abertura para circulação de ar de uma cozinha, como as janelas, pode contar com uma veneziana industrial, dando um ar mais moderno e elegante para a decoração residencial.

Esse tipo de instalação promove melhor ventilação no ambiente, com uma amplitude maior, garantindo mais iluminação natural.

O piso e as paredes também fazem parte do acabamento da cozinha, antes mesmo da instalação dos móveis planejados.

Para garantir um ambiente confortável e, ao mesmo tempo, mais fácil de limpar, o revestimento para cozinha pode ser feito com azulejos nas paredes, com faixas horizontais que ajudam na decoração e piso cerâmico, para garantir a facilidade na limpeza e proteção contra a umidade.

Equipamento voltado para a sustentabilidade residencial

Antes de todos os móveis e acessórios estarem em seus devidos lugares, é preciso identificar a tubulação responsável pela destinação de toda a água e sujeira produzidas dentro da cozinha.

Isso porque o óleo dispensado na lavagem da louça pode ser encaminhada para uma destinação mais sustentável, sem prejudicar o meio ambiente.

Desse modo, a instalação de um separador de água e óleo pode ajudar na tarefa, pois ele permite, por meio de um sistema simples de separação dos elementos, que apenas a água seja eliminada na tubulação que alcança o sistema hidráulico público.

Com isso, todo o óleo e gordura ficam em uma caixa acoplada, que deve ser limpa de tempos em tempos, evitando a contaminação de rios e mares.

Esse tipo de instalação é também conhecido como caixa de gordura, mas o mercado já oferece alternativas em que o separador pode ser removido e despejado em reservatórios apropriados, para o devido encaminhamento e destinação final correta, sem agredir a natureza.

Os móveis planejados são perfeitos para uma cozinha mais organizada e limpa, já a instalação de equipamentos que ajudam na proteção do meio ambiente pode fazer toda a diferença nesses locais, inclusive na valorização residencial no mercado imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *