Os materiais e as máquinas da construção civil

A construção civil é um dos setores mais importantes economicamente dentro de um país e não é para menos, uma vez que é responsável por uma gama de serviços altamente importantes para a sociedade, como a construção de casas, pontes, obras de infraestrutura etc.

Além disso, esse setor também também atua como demolidora de casas e prédios que podem trazer risco às pessoas e outros serviços.

Mas, para que todos esses serviços sejam atendidos, é muito importante notarmos que é necessário uma grande quantidade de processos envolvidos, principalmente quando falamos de materiais e ferramentas.

Por serem altamente lucrativas, as soluções criadas por esse setor são variadas, podendo ir da demolição e terraplanagem a construções subaquáticas.

Em razão de tal importância, este artigo falará sobre alguns tipos de ferramentas e máquinas que esse setor utiliza, e quais são os principais tipos de materiais de construção usados no cotidiano.

Tudo para que possamos entender que uma construção sem esses dois elementos acaba ficando um pouco complicada, não atingindo os objetivos principais.

Os materiais para construção

Um dos elementos mais importantes dentro da obra, além dos profissionais que lá atuarão, é o material de construção.

Esse material, em definição, são todos o insumos realizados na construção de casas ou, então, na reforma e construção de prédios, pontes, redes de água e outros.

Os materiais têm origens diversas, que podem ser tanto extraídos da natureza quanto obtidos por processos industriais, que podem ser tanto químicos como físicos.

De forma natural, temos os elementos como a pedra, também chamada de brita para construção. E por processos industriais, nós temos o cimento, pisos, portas, tubos e as conexões hidráulicas.

Há três grupos de materiais de construção que podemos falar. O primeiro grupo é composto por materiais de vedação, que ajudam no fechamento de ambientes e vedação de conexões. São exemplos, o tijolo, as portas e as janelas.

O segundo grupo são materiais de proteção que exigem grande durabilidade, como os revestimentos e as tintas.

Já o terceiro grupo é aqueles que suportam as cargas dos prédios. São os elementos estruturais, são as estruturas de aço, o concreto, os blocos estruturais, as pedras (vindas de pedreira de qualidade) entre outros.

Tipos de materiais

Iremos falar de três tipos de materiais principais dentro da obra. Confira a seguir.

Cimento

É um tipo de aglomerante ativo e só é obtido por meio de cozimento de calcários naturais e artificiais. É um dos materiais mais usados na construção civil. É usado nas fundações, nas estruturas, como material de concreto e outros usos.

Areia

É considerada uma agregada e é composta pelas fragmentações de rochas como basalto e quartzo. Possui diversas formas de grânulo e é classificada em fina, média ou então grossa. É usada para a massa do cimento, do concreto e da argamassa.

Tijolo

Os tijolos são peças fundamentais, pois estão na parte estrutural das casas. São peças em formatos de paralelepípedos que podem ser feitos tanto de cerâmica (argila) como de concreto.

Além desses materiais podemos citar:

  • Aço;
  • Telha;
  • Portas e janelas;
  • Materiais elétricos.

Máquinas para construção civil

Além dos materiais para construção, podemos destacar as chamadas máquinas para construção civil. Elas ajudam no desenvolvimento do projeto de forma mais rápida e segura, e garante que todo o processo seja mais otimizado.

Há uma gama de máquinas que são usadas, cada uma com uma função e um objetivo e, por isso, é importante saber as etapas da sua obra, para que ocorra o emprego correto de cada máquina-ferramenta.

Assim, podemos citar como as principais máquinas usadas na construção civil. Confira-os abaixo.

Retroescavadeira

A retroescavadeira é uma das mais usadas na construção, pois ajuda na escavação de valas, e transporta diversos materiais, de areia até madeira de demolição, ajudando consequentemente no carregamento de materiais.

Escavadeira hidráulica

Essa é outra máquina encontrada em um canteiro de obras, e é responsável pela escavação de diversos pontos e também de aterro e desaterro. É uma máquina de alta potência.

Pá carregadeira

Ela é muito usada para que o descarregamento de materiais seja feito, principalmente em obras muito grandes e que necessitam de transporte rápido, seguro e sem desperdícios.

Dessa forma, vimos que uma construção depende de diversos elementos que vão desde materiais até máquinas, permitindo um desenvolvimento eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *