Porquê você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre gerenciamento de obras

O gerenciamento de obra nada mais é do que um serviço oferecido por profissionais da construção civil, e tem como finalidade garantir a execução da obra dentro dos limites de custo impostos pelo cliente, do prazo estipulado, e claro, mantendo a qualidade da obra

Para tanto, é preciso avaliar aspectos como o prazos de entrega de cada uma das etapas, as tecnologias e equipamentos utilizados, a mão de obra necessária, as taxas de produtividade da equipe, e mais. Tudo isso para garantir que a obra saia conforme o planejado, evitando assim imprevistos que acabam por encarecer os custos e impactar negativamente no cumprimento de prazos. 

É claro que existem imprevistos que não somos capazes de prever ou gerenciar, como por exemplo longos períodos de chuva, problemas com mão de obra, oscilação de preços no mercado, acidentes, e etc. Mas o bom gerenciamento tem como finalidade prever e reduzir ao máximo esses possíveis riscos. 

Ainda que hoje em dia seja cada vez mais difícil observar obras sem um planejamento, é  importante ressaltar a importância dessa etapa do processo. Afinal, quanto mais tempo se investe nas etapas de planejamento e projeto de obra, menores os custos e os prazos de execução da obra. 

No artigo de hoje você confere os principais benefícios de contar com o gerenciamento de obras. Boa leitura! 

Estratégia Produtiva

Uma das principais funções do gestor de obra é planejar a obra de forma que a execução das atividades atendam aos requisitos de prazo, cronograma, qualidade, e claro, custos planejados. 

Mas para que isso seja possível, é necessário contar com a ajuda de profissionais especializados na hora de definir as atividades e prazos necessários em cada uma das esferas da obra – como projeto arquitetônico, de estruturas, de elétrica, hidráulica, entre outros. 

Essas informações são de suma importância para que seja possível estabelecer um sequenciamento lógico das atividades, garantindo que na hora da execução não haja dúvidas sobre o que deve ser feito, por quem deve ser feito, e em quanto tempo. Dessa forma, você evita improvisos, erros e retrabalhos no canteiro de obras. 

Para te ajudar nessa etapa do planejamento, sugiro que você leia esse artigo que fala sobre o Diagrama de Ishikawa

Evitando desperdícios

O desperdício é outro problema que assola a produtividade do setor da Construção Civil. Por mais que muitos achem que não, a logística e armazenamento de materiais em obra também fazem parte do gerenciamento de obras. 

Acompanhar a utilização dos materiais deve estar no topo da sua lista de afazeres, do contrário os níveis de desperdício podem chegar a números estratosféricos. Um estudo conduzido pela Escola Politécnica da USP conclui que na execução de uma obra as perdas de materiais podem chegar até 8%, enquanto as perdas financeiras, inclusive aquelas relativas a custos de retrabalhos, chegam a 30%. 

Controle da execução

Tão importante quanto planejar a obra, é o controle daquilo que está sendo feito. A dificuldade no acompanhamento de obras é um dos principais desafios enfrentados por profissionais no gerenciamento de obras. 

A distância entre o canteiro de obras e o escritório torna cada vez mais necessário o uso de ferramentas tecnológicas voltadas para a mobilidade de informações na construção civil. 

Comprovadamente, a utilização de tecnologias no canteiro de obras é responsável pelo aumento do trabalho colaborativo entre os membros de um projeto, pela diminuição do número de imprevistos na etapa de execução, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de produtividade da equipe. 

A medida que os projetos de construção civil se tornam mais complexos e as equipes mais diversas, contar com ferramentas capazes de unificar as informações do projeto em uma só plataforma e que viabilizem o compartilhamento de informações em tempo real pode se tornar um diferencial competitivo. 

Ainda não faz o uso de tecnologias para te auxiliar no gerenciamento de obras? Conheça agora o VEJA OBRA. Acesse www.vejaobra.com.br e faça o teste grátis por 30 dias! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *