Portaria remota e acessibilidade para condomínios

condomínios

Existem muitas pessoas que moram ou trabalham em condomínios. Os condomínios são locais considerados seguros, pois contam com profissionais que monitoram a entrada e saída de pessoas e automóveis vinte e quatro horas por dia.

Muitas pessoas escolhem morar em um condomínio justamente por considerar esse local mais seguro, ou por gostar do estilo de vida que os apartamentos proporcionam.

O fato é que cada vez mais as cidades crescem, e com elas o número de prédios que são construídos para atender a demanda de moradias, atingindo um número de pessoas ainda maior.

Para que ambientes predial funcione corretamente, existem alguns elementos de tecnologia, modernidade e inovação que são essenciais para esses espaços.

A portaria remota

Com o avanço da tecnologia, os condomínios atualizaram seus sistemas de monitoramento e passaram a utilizar o sistema TAG portaria. Conhecida também como portaria inteligente, esse modelo substitui a presença física de um porteiro no local, por um sistema que é totalmente digital e virtual.

Dessa forma, o condomínio é monitorado por câmeras de segurança, e quando uma pessoa desconhecida que deseja entrar no local, ela precisa passar por um sistema de travamento de portas do prédio, que só são liberadas mediante a liberação dos moradores. Ou seja, se o morador não autorizar a entrada, a pessoa não consegue destravar as portas.

No caso do morador, ele deve possuir uma TAG vinculada em sua chave ou veículo automotivo, que consegue acionar a abertura e fechamento dos portões, não sendo necessário passar por procedimentos burocráticos para acessar sua residência.

Uma empresa de portaria remota ou de portaria inteligente deve ser procurada quando o condomínio deseja reduzir os seus custos com gastos na contratação de empresas terceirizadas. Outra vantagem é que todo o local será monitorado, garantindo o máximo de segurança para todos os moradores.

Para realizar o processo de contratação, é fundamental verificar a credibilidade da empresa, assim como realizar uma assembleia para conversar com os moradores sobre o assunto.

Acessibilidade no condomínio

Outra questão muito importante que envolve o ambiente predial, é a responsabilidade sobre a acessibilidade e a inclusão de pessoas que possuam  algum tipo de deficiência.

Tornar um prédio um ambiente acessível é dar condições para as pessoas que possuem alguma limitação para se locomover ou enxergar, a chance de ir e vir normalmente, sem depender de outras pessoas.

A inclusão de pessoas com deficiência no ambiente predial pode ser obtida através da instalação de equipamentos que favoreçam acessibilidade, como instalar rampas de acesso,  barras de apoio em diversos pontos do prédio, uso de piso tátil para pessoas com deficiência visual, assim como outros equipamentos e dispositivos sonoros.

Todas essas ações de acessibilidade devem ser inseridas nas áreas comuns no prédio, como a garagem, hall de entrada, elevadores, quadras e salões de festa.

Por exemplo, nas áreas de lazer onde há banheiros, é fundamental realizar a instalação de barra para banheiro deficiente, com o objetivo de facilitar o equilíbrio e a estabilidade da pessoa ao utilizar o banheiro. Com estas ações, é possível garantir bem-estar para pessoas com algum tipo de deficiência.

Para a instalação dessa barra de segurança, é fundamental contar também com o apoio de uma empresa de metais sanitários, que realize a instalação de barras metálicas, pelo fato de elas apresentarem maior resistência ao impacto, serem duráveis e antiderrapantes, garantindo maior estabilidade.

Proteção para o ambiente residencial

A dica final é para o ambiente residencial interno, sobretudo, para os apartamentos. É fundamental que os moradores se atentem não somente com a proteção de áreas externas, mas também com a proteção interna do ambiente residencial.

Por isso, uma das ações que podem ser feitas para reforçar a segurança no ambiente interno, é consultar uma empresa de instalação de tela de proteção e realizar a instalação das telas de proteção nas janelas do apartamento.

Estas telas podem ser instaladas em:

  • Conjunto com as esquadrias;
  • Diferentes cores;
  • Polietileno, que é um material mais resistente;
  • Com suportes, para não atrapalhar o uso de cortinas.

Além disso, para que seu uso seja ainda mais eficiente, é recomendado também a instalação de gancho para tela de proteção em elemento metálico, que é mais resistente e durável.

Portanto, os investimentos realizados em materiais e serviços de qualidade são essenciais para garantir um ambiente residencial seguro e confortável para todos os moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *