Segurança do seu funcionário em escritórios

Quando montamos um negócio, nossa responsabilidade aumenta muito, justamente porque teremos muito mais burocracias e diversas documentações e também problemas para resolver, pois seremos nós mesmo os organizadores de tudo.

Mas nada disso nos abala quando pensamos que nosso negócio cresceu e podemos proporcionar mais oportunidades de emprego, além de possuir um crescimento da marca que possuímos.

Um dos pontos mais importantes neste cenário e que é necessário manter sempre em dia é a segurança do funcionário. Isso inclui também o seu conforto e o bem-estar no ambiente em que está exercendo sua profissão.

Para que você saiba como e o que fazer para que isso seja possível, acompanhe este artigo, pois iremos elucidar algumas ideias e dar dicas sobre as melhores formas de envolver todos os colaboradores em um lugar confortável.

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Primeiramente iremos falar sobre o AVCB, que é um laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros. Esse documento certifica que o ambiente em questão possui todas as condições de segurança contra incêndio.

Ele analisa um conjunto de medidas estruturais, técnicas e também organizacionais que são integradas para garantir um nível superior de proteção, que irá combater os primeiros indícios de incêndio e pânico.

A sua obrigatoriedade é prevista por leis e normas regulamentadoras. Geralmente, esse documento pode ser válidos entre 2 até 5 anos. Isso dependerá totalmente do tamanho, foco e também funcionamento da edificação.

Essa documentação é obrigatória em alguns tipos de construções e estruturas, como:

  • Mudança do uso do local;
  • Ampliação do ambiente;
  • Regularização de edificações e suas áreas de risco;
  • Construções provisórias para eventos.

Para retirar essa documentação é necessário que o local tenha um outro documento pronto chamado plano de prevenção e proteção contra incêndios (PPCI), que irá constar todos os equipamentos e medidas necessárias, como extintores e saídas de segurança.

Após todo o planejamento, análise e aplicação desse plano os bombeiros irão até o local para verificar todos os pontos de saída, os locais que os elementos de segurança foram instalados e o que já foi feito, além de observar se tudo está em perfeitas condições.

Com isso tudo pronto, com o extintor de co2 tanto quanto o de água estiverem funcionando e colocados em ambientes totalmente estratégicos, você irá ganhar o laudo com a validade recomendada, para que após isso ele seja renovado, assim como os materiais.

Com todos esses pontos corretamente aplicados, seus funcionários ficarão seguros e também confortáveis caso aconteça algo, pois serão devidamente cuidados e terão a proteção necessária caso seja necessário.

CMAR

Além do AVCB, é necessário possui um laudo sobre Controle de Materiais de Acabamento e de Revestimento. Isso também deve ser feito por meio da análise do corpo de bombeiros.

Essa documentação deve possuir todos os revestimentos e acabamentos da edificação para constatar se são materiais combustíveis ou não.

Ou seja, o laudo CMAR deverá constatar que o ambiente irá suportar temperaturas altas, reduzindo a propagação do fogo e ajudando no combate e no salvamento quando necessário. Enfim, ele entenderá que o local e sua estrutura ajudarão em situações perigosas.

Móveis

Dentro do escritório existem vários ambientes, como a recepção e o local em que os colaboradores ficam diariamente, exercendo todos os trabalhos e funções que a eles competem. No entanto, para que seja possível ficar diariamente em um local é necessário ter conforto.

Lembre-se sempre de que uma cadeira de escritorio deve ser tão confortável quanto uma cama, pois as pessoas passam muitas horas todos os dias sentadas nela.

Para que não haja nenhum problema de saúde ou desconforto da parte de quem usa essas cadeiras, é muito importante que você saiba como comprar cadeiras e elementos ergonômicos. Algumas dicas são:

  • Entender o perfil de usuário e ambiente;
  • Regulagens;
  • Ergonomia;
  • Qualidade dos componentes;
  • Qualidade do acabamento;
  • Preço.

Com todos esses pontos em mãos, você saberá comprar as cadeiras perfeitas e ainda fazer com que todos se sintam bem, logo aumentando a produtividade.

Mas lembre-se, isso deve ser totalmente pensado em ambientes que pessoas usam diariamente.

Já no caso de uma recepção é mais fácil comprar uma longarina 4 lugares, que é confortável, porém para ficar um tempo somente.

Essas foram nossas dicas de segurança e conforto que um escritório deve ter. Pensando dessa forma, você terá um retorno do ambiente e dos funcionários muito maior.

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